top of page
Design sem nome (16).png

José Donoso de volta ao Brasil!

Um clássico chileno de um dos maiores autores do boom latino-americano

O retorno de um dos maiores autores do Boom Latino-americano

Sombrio e misterioso, o romance “O obsceno pássaro da noite” (1970) inscreveu o nome do escritor chileno José Donoso como um dos maiores nomes do famoso movimento Boom Latino-americano. Nele, o autor narra metaforicamente a queda psicológica e social de uma América Latina que afunda sob ditaduras militares. 

Celebrado por autores como Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Julio Cortazar, o livro injustamente caiu no esquecimento pela falta de edições disponíveis no mercado editorial e agora retorna em edição de luxo, com tradução revisada de Heloísa Jahn, capa dura e ilustrações do artista goiano Wolney Fernandes.

O romance

Ideal para amantes de literatura do horror latino-americano, o romance possui uma estrutura única e uma narrativa marcada pelo insólito e pelo grotesco. O cenário principal é uma casa de exercícios espirituais antiga e arruinada que está prestes a ser desativada.  

Nela vive o Mudinho, protagonista da obra, um verdadeiro faz-tudo que passa os dias vedando portas, fazendo remendos e atendendo aos mais variados desígnios das velhas, órfãs e freiras que dormem em quartos entulhados, todas pobres e decrépitas.

É Mudinho que fará a narração, relatando de forma vertiginosa a realidade ao redor na medida em que cede espaço às alucinadas lembranças de seu passado, envolvendo personagens tão marcantes quantos irreais – uma fantasia que só é possível numa América Latina sombria e obscura.

Design sem nome (17).png

Uma parceria latino-americana!

É com imenso prazer que Pinard e Mundaréu se unem na missão de trazer de volta a obra de Donoso para o Brasil. Enquanto "O obsceno pássaro da noite" sairá pela Prosa Latino-Americana, duas outras obras do autor sairão pela conceituada ¡Nosotros! da Mundaréu.

Mockup-aberto.png
Mockup-interno.png
Mockup-capa-com-marcador2.png

A edição

Wolney e suas colagens mágicas

Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, instituição em que atua como docente, o goiano Wolney Fernandes vem se tornando uma referência por conta de seus trabalhos que aproximam a literatura das artes visuais – principalmente no que se diz respeito às colagens, apresentadas como verdadeiras obras de arte que sintetizam as leituras das obras.
 

Para a edição da pinard, o artista elaborou cinco ilustrações inéditas. Uma delas está disponibilizada à venda em formato de fine art.

Todos os itens da pré-venda

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

O autor

DONOSO © EDUARDO FIRPI.jpg

José Donoso nasceu no ano de 1924 em Santiago, capital do Chile. Estudou literatura inglesa na Universidade do Chile e, posteriormente, em Princeton (EUA), momento em que se dedicou ao inglês antigo.

De volta ao seu país de origem, viveu entre pescadores na Isla Negra – terra que Pablo Neruda escolheu para viver – e a partir dessa experiência começou a escrever seus livros e participar de periódicos literários do país, como é o caso de Ercilla, revista em que atuou como redator.

Tornando-se a principal referência latino-americana da Geração de 1950 e um dos autores inscritos no movimento Boom Latino-americano, publicou ao todo 20 livros, sendo “O obsceno pássaro da noite” o seu romance mais famoso.

Ao longo de sua trajetória, foi galardoado com o Prêmio Nacional de Literatura (Chile), Prêmio de Crítica (Espanha), Prêmio Faulkner (EUA), Prêmio Mondello (Itália) e Prêmio Roger Callois (França). Morreu em 1996, com 72 anos, na cidade em que nasceu.

Por que estamos aqui?
A polêmica com a agência literária

A Pinard sempre teve muito orgulho de suas origens como uma editora de financiamentos coletivos. Temos muito orgulho em ter o nome dos apoiadores nos nossos livros e de conseguir vender mais de 500 livros por campanha de literaturas pouco acessadas no mercado brasileiro. Por essa razão, recebemos com espanto a proibição da agência literária, 10 dias antes do início da campanha, para fazermos um financiamento coletivo para a obra de Donoso. É, por isso, que estamos aqui, criando uma pré-venda com meta, em nosso site, enfrentando uma batalha contra gigantes como bons latino-americanos.

bottom of page